No próximo dia 17 de dezembro, a fadista portuguesa Odete Torralvo irá realizar uma apresentação na Suíça, no âmbito do VI Festival Internacional de Literatura e Arte, que terá lugar no colégio de Pinchat, em Genebra. Esta iniciativa acontece a convite da ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse.
Odete Torralvo tem 38 anos, é natural de Matosinhos, em Portugal continental, mas reside, atualmente, em Marco de Canaveses, mais propriamente na freguesia de Vila Boa do Bispo.
Segundo informações apuradas, a família desta artista multifacetada “sempre trabalhou no circo, por isso, a arte está-lhe no sangue e, desde criança, está em contacto com a arte circense”.
Esta fadista começou a cantar com apenas seis anos idade, realizando vários espetáculos na escola, em família, no circo, entre outros. Em 2010, começou a fazê-lo de forma mais profissional, ingressando na Banda Norte Som, onde fez vários espetáculos a nível nacional.
Em 2012, mudou-se para a Banda de Baile Ritmo D’Ouro, percorrendo Portugal de Norte a Sul, onde cantava e também fazia um número de arte circense “arco grego”.
Em 2016, integrou a Banda Euphoric Show, como bailarina, cantora e números aéreos (arco grego e rede aérea).
Mais tarde, começou a marcar presença em vários concursos da televisão portuguesa, dentre os quais: Ídolos; Família SuperStar; The Voice e Nasci para Cantar na NPC, este apresentado por Alexandre Faria, onde foi a vencedora do mês de janeiro de 2021. Este último prémio permitiu à artista apostar na carreira a solo, lançando o meu primeiro original Amores Perdidos.
Em fevereiro de 2022, gravou o seu segundo tema, “Alma Gémea”, ambos fados modernos.
No dia 25 de novembro de 2022, apresentou o seu terceiro tema original, desta vez um tema de música popular portuguesa.