› Rituxa
Fui convidada para presenciar o lado empresarial de um grupo de emigrantes na Suíça, precisamente em Basel, vindos de alguns Cantões da Suíça.
É sempre bom fazer parte deste tipo de evento representando as “Poderosas de Basel” e foi com muito agrado que vi a força que transmitem neste mundo empresarial. Este evento decorreu no último dia 18 de setembro.
Foi uma manhã de domingo onde houve troca de ideias, cultura, conhecimento e, mais importante, a dedicação de cada um nos seus objetivos. Em conversa com a organizadora do certame, Andreia Moreira Oliveira, foi possível conhecer o intuito deste projeto para as empreendedoras. Coloquei-lhe algumas questões, cujas respostas estão abaixo:
O que facilita a ação empreendedora num país, neste caso, na Suíça?
Felizmente a Suíça é um país de oportunidades. Existem programas de integração para os estrangeiros, inclusive cursos que facilmente podemos aceder. E, a prova disso é que cada um de nós desenvolve diferentes negócios. Nunca foi difícil arrendar espaços, para desenvolver os nossos projetos.
Quais são as características que um empreendedor deve possuir?
Um empreendedor deve ser lutador, não ter medo de trabalhar duro. Tem de ser criativo para que se possa diferenciar dos demais. Não deve temer desafios, são algumas as batalhas que deve enfrentar. Deve ser sociável e empático, despido de preconceitos. Deve ser alguém acessível, de fácil comunicação.
Qual é o principal objetivo de um empreendedor?
Primeiramente, numa fase inicial, dar a conhecer o/s seu/s projeto/s. Numa segunda fase, tornar-se inspirador para outras pessoas que almejam desenvolver um negócio. Numa fase seguinte, ser, claro, bem-sucedido.
Qual o impacto neste tema em torno da comunidade portuguesa?
O impacto é fortíssimo. Nós, portugueses, somos sempre associados à construção civil e às limpezas. E essa não é a única realidade para nós. Podemos sim, num país estrangeiro, desenvolver projetos e negócios. A prova disso somos nós, dez empreendedores portugueses que organizaram um show room de empreendedoras, tais como Andreia Moreira Oliveira, instrutora de Fitness, consultora de beleza independente e devolve o trabalho de arte floral; Carlos Sá, que faz construção de casas em miniatura com materiais recicláveis; Andreia Filipa, da Quinta Vilas Boas, formada em Marketing publicitário; Lojista de roupa feminina: AQ Fashion, moda casual natural; Helena Martins, iniciante na prática, mas com certificado no body piercing e trabalho criativo com resina; Cláudia Lopes, formada em cozinha e pastelaria, cozinheira e pasteleira de pastelaria portuguesa de forma artesanal; Daniela Nogueira, Formação em Comunicação Social, especialista em Jornalismo e Informação; Nail designer e Massagista Acreditada e certificada pela EMR, Empreendedora na área de Desporto / Moda Praia através da nova loja: @dreambeauty.lifestyle; Manuela Cunha Silva, cabeleireira com certificado em depilação a laser, certificada em maquiagem, consultora de beleza independente; Carla Almeida, aromaterapeuta e massoterapeuta; Elsa Mendes Ferreira, formada em Técnica de Mecatrônica, proprietária da DreamCastle Kids- vestuário infantil; Ana Leite / FisioRelax, formada em Massoterapia e Fisioterapia, com certificado em Depilação a Laser Diodo e certificado em criolipólise.
E, assim, termino esta coluna com a apresentação destes empresários maravilhosos. Somos uma comunidade na Suíça que, ao longo dos anos, se revela e isso é um orgulho para todos nós.
Até breve no próximo “O Renascer de Rituxa”.