No último dia 24 de setembro, muitos portugueses acompanharam o compatriota João Carlos Santos Ferraz subir ao pódio em Amriswil, uma comuna da Suíça, no Cantão de Turgóvia, para receber o prémio por ter conquistado o primeiro lugar na competição de Quadcross no campeonato suíço desta modalidade. Ele também venceu a referida corrida, que marcou a fase final do campeonato na Suíça.
“Senti-me concretizado, pois tive um campeonato onde mantive-me sempre no ‘top 3’ e isso é muito satisfatório. Agora, é começar a preparar as máquinas e tentar arranjar alguns patrocínios para que juntos possamos continuar a vencer”, disse João Ferraz ao Gazeta Lusófona.
Este desportista já sabia, desde 3 de setembro, que havia conquistado o campeonato quando obteve resultado positivo numa competição realizada em Gutenswil, uma comuna da Suíça, no Cantão de Zurique. Nessa altura, João Ferraz já havia sido considerado bicampeão de Quadcross na Suíça pelos pontos acumulados. Faltava apenas a “coroação”, o que aconteceu na última corrida do campeonato, quando subiu ao lugar mais alto do pódio novamente.
Recorde-se que João Ferraz é natural da Ortigueira, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, tem de 36 anos de idade e vive na Suíça há cerca de 18 anos.
“Venho, desde 2016, a trabalhar para isso. E, sendo português, vencer nesta categoria significa que sou um lutador e defendo a minha bandeira”, mencionou este responsável, que revelou que as competições voltam a ter lugar em abril do próximo ano.
Outro português com destaque na competição
O português Tony Teixeira também subiu ao pódio em Amriswil após ter ficado em segundo lugar nessa corrida e em terceiro lugar geral no campeonato de Quadcross no campeonato suíço desta modalidade. Tony é natural de Vila Real e, na Suíça, vive em Wetzikon ZH.