No último dia 3 de setembro, o português João Carlos Santos Ferraz tornou-se bicampeão de Quadcross no campeonato suíço desta modalidade, numa competição realizada em Gutenswil, uma comuna da Suíça, no Cantão de Zurique, com cerca de 14.752 habitantes.
Natural da Ortigueira, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, João Ferraz, de 36 anos, confessou-se “muito feliz e realizado” com esta nova conquista.
“Sinto-me orgulhoso e realizado, pois, venho, desde 2016, a trabalhar para isso. E, sendo português, vencer nesta categoria significa que sou um lutador e defendo a minha bandeira”, destacou este desportista que vive há 18 anos neste país helvético.
Este responsável, que no seu cotidiano na Suíça trabalha no ramo da construção civil, garante que irá “continuar a participar no referido campeonato suíço, com envolvimento em provas portuguesas, sempre que for possível”.
João Ferraz, que já venceu esta mesma competição por duas vezes, uma em 2021 e a mais recente este ano, confessa que não é fácil ser o primeiro colocado em Quadcross.
“A complexidade é eu ser do Team Cruz que foi criado em 2016 junto com o Marcelo Cruz que é o melhor piloto aqui na Suíça com sete campeonatos ganhos, e foi por ele e pelo Team que cheguei aonde estou”, disse João.
O português revelou que a Suíça é um país “stressado, pois as pessoas só enxergam o trabalho, mas, ao mesmo tempo, é uma nação linda, de natureza, as suas montanhas, os lagos, os campos sempre verdes são sempre bonitos de se ver, e, claro, existe um sistema que funciona sempre a tempo e horas”.
João Ferraz explicou que a sua equipa vai ainda disputar a final deste campeonato no dia 24 de setembro em Amriswil, uma comuna da Suíça, no Cantão de Turgóvia, mas, como já soma 66 pontos a frente do segundo colocado na tabela, “sagrei-me campeão na penúltima etapa”.
Ígor Lopes