Tópico de viagem
– geral
Os viajantes podem ter acesso aos requisitos de entrada aplicáveis e os países e áreas com variantes de vírus na página web www.bag.admin.ch, onde será possível também encontrar informações sobre como viajar para o exterior e viajar com o certificado Swiss Covid.
Temas como Entrada na Suíça, Estados e territórios com variante de vírus preocupante, Viagens ao exterior e números mundiais, Uso do certificado Swiss Covid em viagens, regulamentos no destino são alguns dos que podem ser consultados no referido sítio.
Viagem ao exterior e certificado
SWISS Covid
Para viagens a países da UE/EFTA, o site Re-Open EU pode fornecer uma visão geral dos regulamentos em cada país. É possível ainda utilizar a nova função da aplicação “Certificado COVID” para verificar se o seu certificado Swiss Covid é válido no momento em que você entra no país de destino. Para isso, utilize a função “Validade para viagem” na visualização detalhada do seu certificado Swiss Covid. Siga as instruções na aplicação e preste atenção às dicas.
O certificado Swiss Covid é compatível com o certificado digital Covid da UE (EU DCC) e pode ser usado em viagens mútuas com os países participantes do sistema EU DCC. Além dos estados da UE/EFTA, os seguintes estados e regiões fazem atualmente parte da área DCC da UE: Albânia, Andorra, Arménia, Benin, Cabo Verde, El Salvador, Ilhas Faroe, Geórgia, Santa Sé, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Nova Zelândia, Macedônia do Norte, Panamá, São Marinho, Sérvia, Singapura, Taiwan (Taipé Chinês), Tailândia, Tunísia, Perú, Ucrânia, Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
No entanto, um certificado Swiss Covid válido na Suíça não garante a entrada em outros países e regiões, já que estas determinam as suas próprias regras de entrada e têm autoridade para adaptá-las continuamente, dependendo do desenvolvimento da situação epidemiológica.
Observe que ao entrar no país de destino e ao usar o certificado Swiss Covid no país de destino, não são as regras de validade suíças que são relevantes, mas as regras de validade do seu país de destino. Além disso, é possível que, em alguns países, um certificado Covid estrangeiro deva ser convertido em um certificado local antes ou após a entrada. Além disso, em alguns países nem todos os tipos de certificados são aceites (por exemplo, certificado para pessoas recuperadas). Portanto, você deve verificar os regulamentos aplicáveis no site oficial das autoridades do seu destino antes de viajar.
O que devo fazer
se o meu certificado Covid de acordo com as regras de validade suíças estiver prestes
a expirar?
Se ainda não recebeu uma vacina de reforço, pode fazê-lo. Após uma vacinação de reforço, você receberá um novo certificado Covid, válido por pelo menos 270 dias em muitos países com “Certificado COVID Digital da UE”. Observe também que, se você testar positivo para um teste de PCR, poderá solicitar um certificado Covid para aqueles que se recuperaram.
Se você já recebeu uma dose de reforço e precisa do certificado Covid para viajar, por exemplo, vale esclarecer quais regras de validade se aplicam no seu país de destino.
Note-se que, para menores de 18 anos, os certificados Covid são válidos indefinidamente após a imunização básica nos países da UE. Dependendo dos regulamentos do país de destino, um certificado Covid também pode ser usado para viagens ao exterior se for considerado expirado de acordo com as regras de validade suíças.
Alternativamente, você também pode ter um certificado emitido para um resultado de teste negativo para fins de viagem, desde que um resultado de teste negativo seja aceite para entrada no país de destino. Você deve esclarecer antes de sua viagem se e quais restrições devido ao coronavírus se aplicam em seu país de destino.
Para isso, utilize a função “Validade para viagem” na visualização detalhada do seu certificado Covid. Siga as instruções na aplicação e preste atenção às dicas.
Para mais detalhes, visitar a página https://reopen.europa.eu/de/