A escola de idiomas “Alemania”, com instalações em Zurique, Berna e Lucerna, é referência na Suíça no ensino do alemão. Esta empresa, ligada à área da educação, recebe estudantes de todo o mundo, incluindo portugueses, com os mais variados níveis de conhecimento desta língua estrangeira, uma das mais faladas no país helvético. Para saber mais sobre esta escola de idiomas, conversamos com Carmem Álvarez, de 55 anos, que assume o cargo de CEO desta escola, juntamente com a parceira de negócios Nadine Zdych. Carmem, que vive em Dübendorf, defende que conhecer a língua do país de acolhimento é uma mais-valia na vida e integração social, cultural e comercial dos cidadãos.
Que serviços oferece na “Alemania”?
Oferecemos aulas exclusivas de alemão em todos os níveis, do A1 ao C2. Também somos centro de exames de teste para exames TELC, que são oficialmente reconhecidos pelos escritórios de migração, universidades e empregadores. Além disso, somos certificados pela EduQua e fortemente comprometidos em fornecer serviços da mais alta qualidade a qualquer momento.
Com que público trabalham?
Ensinamos a língua alemã para uma grande variedade de pessoas, desde donas de casa, aos pais, funcionários de hospitais e hotéis e até expatriados e banqueiros. Todos podem encontrar o curso certo na nossa escola. Até agora, oferecemos apenas cursos para adultos, portanto, os nossos alunos geralmente têm 16 anos ou mais.
Têm estudantes portugueses?
Cerca de 10% dos nossos alunos são falantes nativos de português.
E têm estudantes de outros países?
Temos alunos de todo o mundo.
Que cursos existem na escola?
Na nossa escola oferecemos: Cursos intensivos durante o dia (segunda a sexta, 2 horas por dia); Curso semi-intensivo (2x por semana, 2,5h durante o dia ou à noite); Cursos aos sábados (3,5h); Treinamentos de conversação; Cursos preparatórios para os exames TELC, FIDE e Goethe Institute; Aulas particulares e Cursos para empresas.
O quão importante é aprender a língua alemã na Suíça devido às questões económicas?
Para obter uma autorização de residência ou cidadania suíça, é necessário passar em diferentes níveis de exames de alemão. O conhecimento de alemão também é necessário para a maioria das pessoas conseguir um emprego e conquistar oportunidades na carreira. Aprender alemão também dá às pessoas que vivem na Suíça a oportunidade de se integrarem social e culturalmente.
Quantas turmas estão em funcionamento agora?
Atualmente, estamos a executar mais de 100 cursos em três locais, o que garante que cada aluno possa aprender no tempo adequado, na velocidade necessária e no nível certo.
Quantos alunos tem a escola?
Temos mais de mil alunos em mais de 100 cursos em três locais. Nos últimos 15 anos, cerca de 50 mil alunos aprenderam alemão na nossa escola.
Que mensagem pode deixar para quem ainda não conhece a escola?
Deixe-me responder a esta pergunta com uma citação de um dos nossos alunos:
“Na Alemania, gosto particularmente da flexibilidade que o programa de cursos oferece. Os cursos são concebidos de tal forma que posso combiná-los com o meu trabalho e vida familiar. Os professores e os secretários escolares são muito simpáticos. Acho que os professores sempre têm uma resposta. Na minha opinião, a diversidade e a flexibilidade dos horários é o melhor da Alemania. Os professores simplesmente têm uma maneira clara de trabalhar. Já tive três professores diferentes e todos foram e são muito bons”, disse Valentina Davi, contadora, a viver em Ticino.
Há turmas abertas agora?
Estamos a iniciar novos cursos todas as semanas. Os alunos também podem entrar em aulas em andamento. Oferecemos testes de avaliação gratuitos e aulas experimentais para encontrar o curso certo para cada estudante.
Quantas pessoas tem na equipa?
Empregamos 14 pessoas na administração. Os nossos diretores e secretários escolares aconselham os nossos alunos em todos os três locais em alemão, inglês, espanhol, português, italiano e francês.
Quantos professores atuam na escola?
Temos mais de 80 professores, todos certificados para ensinar o alemão como língua estrangeira, dos quais 25 são especialistas em TELC e oito são especialistas em FIDE. Os nossos professores são altamente experientes e a maioria trabalha na Alemania há muitos anos.
Ensinam o alemão apenas às pessoas “comuns” ou às empresas também?
O nosso core business é o ensino de alemão a particulares, mas também temos clientes empresariais que enviam os seus funcionários para a nossa escola ou contratam os nossos professores para darem aulas na sua empresa.
Como é trabalhar com idiomas num país como a Suíça que tem mais de um idioma oficial?
Temos uma forte tradição de aprender outras línguas. Para nós, é claro que entender uns aos outros e poder falar uns com os outros é fundamental para fazer parte de uma sociedade e alcançar objetivos juntos.
Quem é Carmem Álvarez?
Juntamente com a minha parceira de negócios, Nadine Zdych, adquiri a “Alemania” em novembro de 2021 e ambas atuamos como Co-CEOs. Para mim, a aquisição não é apenas um investimento ou um trabalho é uma questão de coração. Cresci na Suíça (o meu pai emigrou da Espanha) e sempre tive interesse em conhecer outros países e outras culturas. Estive duas vezes no exterior por um ano. Um ano estudei nos Estados Unidos e um ano trabalhei num banco na Espanha e recebi três intercambistas na minha casa. Então, sei de primeira mão que falar a língua é o bilhete de entrada para ser integrado social e culturalmente e dimensionar as oportunidades educacionais e de trabalho. Tenho 55 anos e moro em Dübendorf, perto de Zurique. Para conhecer mais sobre os serviços da nossa escola, visitem a página https://www.alemania.ch/ na Internet.
› Ígor Lopes