› Ígor Lopes
O Grupo das Poderosas de Basel, com sede na Suíça e liderado por Rituxa Afonso, está a recolher, com a ajuda de Hélio Teixeira de Jesus, donativos alimentares, roupas, brinquedos, medicamentos, entre outros produtos necessários, para serem entregues, neste caso, na fronteira entre a Romênia e a Ucrânia, como forma de amenizar o sofrimento das pessoas refugiadas vítimas do confronto entre a Rússia e a Ucrânia.
Os donativos serão entregues, segundo apurámos, “em mãos” a cada cidadão necessitado.
“A união faz a força e estou aqui juntamente com o meu grupo das Poderosas de Basel CH e o senhor Hélio para fazermos famílias felizes. Os pontos de entrega serão entre Basel / Interlaken / Bern e outros pontos que, em acordo com o senhor Hélio, irá recolher e entregar pessoalmente. Temos que ter em conta o transporte que está somente a cargo do senhor Hélio. Se houver ajudas para o transporte, como combustíveis, seria igualmente bem recebido”, reforçou Rituxa Afonso, fundadora do Grupo das Poderosas de Basel e promotora de eventos.
A ajuda de voluntários
Hélio Teixeira de Jesus vive na Suíça desde 1996 no Cantão de Berna, onde começou a trabalhar na hotelaria e, neste momento, atua como maquinista de retroescavadoras nas estradas. Está casado desde 2008 e, em 2012, “por desgraça”, morreu-lhe um filho, mas graças a Deus, em 2014, o casal teve uma filha que hoje é tudo na vida da sua família.
“Como conheço um pouco a Roménia, e vendo a necessidade de ajuda que estão a precisar para receber os ucranianos que estão a escapar da guerra, venho pedir a ajuda para poder levar algum conforto, desde já comidas, produtos de higiene, roupas e etc.”, confirmou Hélio de Jesus.
Por seu turno, Rituxa Araújo tem 47 anos de idade, nasceu em Moçambique e vive na Suíça desde 1996. Atualmente, reside em Basel.