A Europa está a atravessar algo que em pleno século XXI seria impensável. A Rússia, uma das maiores potências do mundo, através de quem comanda o referido país, entendeu invadir um vizinho que deveria ser como irmão e não como inimigo, a Ucrânia. Além da pandemia que submergiu o mundo, temos agora um conflito armado que irá causar enormes problemas ao mundo, com destaque para a Europa. Para ajudar o povo ucraniano as comunidades portuguesa e brasileira na Suíça promoveram e continuam a promover ajuda humanitária.
As Eleições Legislativas, fora de Portugal, terão decorrido com ilegalidades, pelos motivos que já foram amplamente noticiados. Fruto de tal, o Gazeta Lusófona anunciou a vitória dos dois deputados pelo círculo eleitoral da Europa de forma errada. Isto porque o jornal já estava a ser distribuído quando a Comissão Nacional de Eleições de Portugal anulou a referida votação que agora se irá repetir durante o presente mês de março.
Júlio Vilela é o novo Embaixador de Portugal na Suíça, depois de ter sido diretor geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em Lisboa (2016-2021).
Agora, neste novo desafio, Júlio Vilela pretende trabalhar conjuntamente com os Consulados-Gerais em Genebra e Zurique e com os cerca de 260 mil portugueses a viver na Suíça. O novo embaixador, numa carta que dirigiu ao Gazeta Lusófona (que muito nos honrou), pretende, ainda, apostar na promoção e nas parcerias com as empresas dos portugueses, movimento associativo, comunicação social portuguesa e divulgação da Língua Portuguesa.
Estes são três dos vários temas que o Gazeta Lusófona vos dá a conhecer na presente edição.