O ano de 2021 foi mais uma batalha, bem forte, para a comunidade portuguesa na Suíça.
Existiu uma esperança no início do ano. Tudo indicava que a vida iria regressar ao normal. Assim não foi.
Entre altos e baixos, as associações foram tentando reaparecer e retomar as suas atividades. Algumas conseguiram, embora de forma diferente antes da pandemia. Outras não abriram portas e não arriscaram.
A verdade é que chegamos a esta época natalícia e o medo está de novo instalado. Tudo parece voltar aos três meses finais do segundo semestre de 2020.
Todavia, a esperança está patente na comunidade portuguesa, embora muito reticente. Resta acreditar e tentar impor a fé de que tudo voltará ao normal. Pelo menos é o que se ambiciona, para que a saudade do país continue a ser transmitida e valorizada através das muitas iniciativas da comunidade portuguesa na Suíça.
Os portugueses sempre mostraram coragem e união nos momentos piores. Assim, todos acreditamos que não vai ser agora que a toalha será lançada ao chão.
Com o desejo que 2022 seja bem melhor que estes últimos dois anos, o Gazeta Lusófona também vai continuar a lutar para que a comunidade portuguesa tenha um periódico que divulgue as suas iniciativas.
Que o próximo ano seja fértil na concretização de sonhos e o Natal rico em esperança e coragem, é o desejo do jornal Gazeta Lusófona para todos os assinantes, colaboradores e anunciantes.
Só faz sentido ser a opinião da comunidade portuguesa na Suíça se todos acreditarmos.
Abraço e Boas Festas.