A cidade de Zurique foi palco, no dia 30 de outubro, da primeira “Gala Afro descendentes”, um evento que reuniu dezenas de pessoas no Hotel Crowne Plaza Zuriche no qual foram homenageadas 23 personalidades “que muito têm feito para o desenvolvimento da cultura do seu país e não só”.
Para saber as motivações deste certame, conversamos com a portuguesa Rita Afonso, representante das Mulheres Empreendedoras da Europa e da África na Suíça, responsável pelo evento local “Poderosas de Basel” e uma das organizadoras da referida Gala.
Qual foi o objetivo do evento?
O nosso objetivo foi homenagear, promover, qualificar, valorizar e prestigiar todos aqueles que diretamente ou indiretamente fizeram e têm feito em várias áreas sociais muito para o continente africano e para o mundo. Com esta homenagem, puderam sentir-se motivadas em vida para promoverem e ajudarem os que virão posteriormente.
Quem foram os homenageados?
São aqueles que se destacam na sociedade em todo o mundo, desde cultura, desporto, política ou até mesmo por um simples e humilde gesto reconhecido por todos nós que organizamos este tipo de Gala.
Como viu esta primeira Gala sobre os Afrodescendentes?
Vi pessoas muito felizes, vi pessoas muito satisfeitas e admiradas pelas nossas capacidades de organização. Vi pessoas bonitas e muito elegantes. Estamos muito satisfeitos e realizados e, acima de tudo, muito orgulhosos.
Conseguiu superar as expectativas postas neste evento?
Penso que esta primeira Gala superou tudo o que podíamos ter imaginado, na verdade, quando se trabalha e se segue os seus principios, os resultados acabam por falar por si. As expectativas são sempre altas e só mesmo com muito trabalho se consegue chegar lá.
Qual foi a reação dos homenageados sobre esta primeira Gala?
Primeiramente, penso que todos em geral gostaram muito e sentiram-se muito surpreendidos com toda a organização que apresentamos. E todo o luxo que demos para que pudessem se sentir bem e acolhidos.
Acha que poderá melhorar para o próximo evento?
Sem dúvida, estamos sempre a melhorar. Até porque esta Gala irá realizar-se todos os anos. Toda a organização do “Afrodescendentes de Zurique só tem a agradecer a todos aqueles que viram e fizeram parte desta primeira Gala Afro Descendentes em Zurique.
Ígor Lopes