Quanto tempo após a vacinação contra a COVID-19 devo esperar antes de engravidar?
Após a vacinação com COVID-19, não precisa esperar nenhum período de tempo antes de engravidar. A vacinação é recomendada para todas as mulheres grávidas a partir das 12 semanas de gravidez (ou seja, a partir do segundo trimestre). Em princípio, a vacinação também é possível num estágio anterior da gravidez. Alguns países recomendam nas primeiras semanas de gravidez (Reino Unido, Estados Unidos). Se foi vacinada durante a gravidez, mas ainda não sabe disso, não se preocupe. Atualmente, não há indicações de que ocorram problemas em qualquer momento da gravidez, quando as mulheres grávidas são vacinadas.
A vacinação contra a COVID-19 afeta a fertilidade?
Não. A vacinação contra a COVID-19 não afeta a fertilidade. Nenhum anticorpo contra a placenta é produzido como resultado da vacinação. A vacinação estimula a resposta imunológica do corpo ao coronavírus. Essa resposta imune é voltada muito especificamente para o coronavírus e não afeta a fertilidade. Após a vacinação, o corpo reconhece o coronavírus pelas suas proteínas de pico típicas e é capaz de lutar contra o vírus de forma direcionada. A proteína spike do coronavírus tem uma ligeira semelhança com uma proteína humana envolvida no desenvolvimento da placenta. Mas essa semelhança é muito pequena para que o corpo seja confundido. Seria impossível para os anticorpos que têm como alvo a proteína spike do coronavírus também atingir a proteína de desenvolvimento da placenta do corpo. Pense assim: dois números de telefone contêm o dígito 4. Mas eles são diferentes em todos os outros aspetos. Se você discar um dos números, você contata especificamente a pessoa com aquele número – e não a pessoa com o segundo número. Da mesma forma, os anticorpos estimulados pela vacinação têm como alvo apenas a proteína spike do coronavírus.
Como mãe, posso ser vacinada após o parto enquanto ainda estou amamentando?
Se não foi vacinada antes ou durante a gravidez, recomendamos que seja vacinada imediatamente após o parto e durante a amamentação. É improvável que haja risco para o bebé amamentado se a sua mãe for vacinada. Pelo contrário: há indícios de que as mães vacinadas conferem ao bebé um certo grau de proteção contra a COVID-19 por meio do leite.
Eu contraí o coronavírus e estou esperando um filho. Meu bebé está em risco?
Existem agora alguns estudos que sugerem que é possível que os bebés sejam infetados com o novo coronavírus durante a gravidez se a mãe tiver contraído a COVID-19 antes do nascimento. No entanto, isso tende a ocorrer raramente e a maioria dos bebés com sinais de doença se recupera logo após o nascimento. Existem também indicações de que, em casos raros, ocorrem alterações na placenta em mulheres infetadas. Isso pode afetar o crescimento do bebé. Poucos dados ainda estão disponíveis a esse respeito, entretanto, especialmente com respeito aos dois primeiros trimestres da gravidez. Após o nascimento, os bebés recémnascidos podem ser infetados por meio de gotículas (tosse, espirro, beijo) e pelo contato com superfícies ou mãos contaminadas com o vírus. Portanto, é importante que as medidas correspondentes sejam tomadas após o nascimento para evitar que o recém-nascido seja infetado. No entanto, atualmente não há evidências de que bebês recém-nascidos correm maior risco de doenças graves.
Estou grávida e infetada com o coronavírus e o bebé está para nascer. O que devo fazer?
Pessoas com teste positivo para coronavírus devem ficar isoladas. Avise imediatamente o seu ginecologista, bem como o hospital onde vai dar à luz. Se tiver que ir ao hospital ou a um consultório médico antes da data de vencimento, ou em caso de emergência, ligue com antecedência e diga que o seu teste foi positivo para coronavírus. Será informado sobre o que fazer a seguir. Viaje para a consulta de carro, se possível.
A vacinação contra a COVID-19 é recomendada se eu estiver a tentar engravidar ou já estiver grávida?
Recomendamos a vacinação contra a COVID-19 antes ou durante a gravidez, pois mulheres grávidas têm muito mais probabilidade de apresentar sintomas graves do que mulheres não grávidas da mesma idade. O risco de parto prematuro também aumenta significativamente se contrair o coronavírus durante a gravidez. A vacinação antes ou durante a gravidez protege-a e ao seu feto. Se está a tentar ter um bebé? Neste caso, deve ser vacinada o mais rápido possível. Se já está grávida e não foi vacinada antes de engravidar? Neste caso, recomendamos a vacinação a partir da 12ª semana de gravidez (ou seja, a partir do 2º trimestre). Em princípio, também é possível ser vacinada numa fase mais precoce da gravidez. Se estiver grávida ou a tentar engravidar e tiver dúvidas sobre a vacinação, converse com o seu médico ou parteira.
Estou grávida e tenho dúvidas sobre o coronavírus. Quem devo contatar?
Se tiver perguntas específicas sobre a sua gravidez, entre em contato com o seu ginecologista ou parteira. Eles podem avaliar a sua situação e discutir quaisquer medidas que precise tomar. Se tiver quaisquer sintomas que possam indicar uma infeção por coronavírus, contate o seu ginecologista para discutir as etapas adicionais.
Fonte: https://www.bag.admin.ch