Cônsul-geral de Portugal em Genebra garante que a comunidade portuguesa local tem um “bom nível de integração”
Bruno Paes Moreira é desde 2018 cônsul-geral de Portugal em Genebra e afirmou, recentemente, que a comunidade portuguesa na Suíça conta com “um bom nível de integração, por norma localmente apreciada e respeitada, tanto pela população em geral como pelas autoridades suíças”.
O diplomata garante que os portugueses são uma “comunidade apreciada na Suíça”.
“É o juízo que faço baseado no quanto me é transmitido pelos meus interlocutores suíços, assim como pelos meus compatriotas aqui residentes. E é também a perceção que resulta da minha observação direta, assente numa vivência de já perto de dois anos e meio neste país”, disse Bruno Moreira, que avaliou que a vida em Genebra “é muito aprazível. É uma cidade bonita, de dimensão humana e elevada qualidade de vida, embora bastante cara. Não há bela sem senão. E é naturalmente para mim motivo de orgulho residir e ser Cônsul-Geral numa cidade e numa área de jurisdição onde a comunidade portuguesa ocupa um lugar de destaque”.
Este responsável sublinha que, “na área consular de Genebra, que engloba os cantões de Genebra, Vaud e Valais, por sinal três cantões onde os portugueses são a primeira comunidade estrangeira, a população portuguesa residente supera as 120 mil pessoas. Este número, que decorre dos dados estatísticos suíços disponíveis sobre a matéria, não reflete, porém, o universo total de portugueses que efetivamente vive nos três cantões, na medida em que, como é natural, não incorpora os muitos portugueses cumulativamente detentores de nacionalidade suíça, em número crescente nos últimos anos”.
“É um belo país, onde eu e a minha família temos sido bem acolhidos e onde gostamos de viver”, finalizou Bruno Moreira.
Ígor Lopes