No dia 9 de novembro de 2024 aconteceu o 8.º Festival Internacional de Literatura e Artes da ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse em Morat na Suíça. Um evento memorável que reuniu uma delegação de escritores vinda do Brasil.
O festival foi marcado por diversas apresentações e homenagens que destacaram o talento e a dedicação dos participantes.
Durante o evento, a escritora Mamuska Carvalho apresentou seu projeto “Eu vejo você”, seguido pela apresentação de Daiane Souza intitulada “Seu Legado, sua história e rumo ao extraordinário”. A escritora e secretária da ALALS, Renata Urzeda, premiada em Nova Iorque, também esteve presente, apresentando seu livro “Minha Criança Transformacional”.
Um dos momentos mais emocionantes do festival foi a apresentação das obras literárias de Glórinha, cujo testemunho de superação cativou todos os presentes. A presidente da ASBI (Associazione Svizzera di Base Internazionale), Edna Bueno, falou sobre a ação humanitária da instituição junto as comunidades indígenas, ressaltando a importância do trabalho realizado.
Os participantes também puderam desfrutar de um delicioso coquetel preparado por Magda Mieville. A programação cultural incluiu um concerto de piano com o pianista vindo de Portugal, Renan Henrique, seguido pela tomada de posse presidida pelo presidente da ALALS, o português Leonardo Flores.
No encerramento da noite, foram feitas homenagens aos participantes, incluindo alguns escritores português: Lou Carriço, escritora e fundadora da ALALS, Amália Mendonça e Ana Mendes. Damos destaque para a Dra. Sílvia Barroco, que recebeu o prêmio: Magnanimi, homenagem de honra do ano.
Parabéns aos novos acadêmicos que agora fazem parte da família ALALS: um por todos e todos por um.
› Leonardo Flores