› O Comité
O 2.° Fórum Português da Suíça será uma homenagem singela, pura e sincera, de portugueses residentes no estrangeiro à Revolução dos Cravos, aos seus artistas, à sua música, aos seus heróis e acontecimentos históricos antes e depois do 25 de Abril.
A iniciativa promovida pela Federação de Associações Portuguesas da Suíça (FAPS), tendo como um dos parceiros o Gazeta Lusófona, festeja a queda da ditadura e o fim das guerras coloniais, promovendo os valores de liberdade, de democracia e de justiça social. Comemorar a Revolução dos Cravos consiste aqui a tentar um exercício reflexivo, cívico e festivo, aberto a toda as componentes da sociedade suíça, que se pode resumir numa fórmula simples: ditadura nunca mais!
O Fórum: espaço
de diálogo,
um tributo aos valores de Abril
O Fórum dos Portugueses da Suíça tem-se vindo a definir como um espaço democrático de diálogo entre os portugueses residentes na Suíça, a sociedade de acolhimento e os órgãos do Estado português, assim como uma rede de competências diversas ao serviço das instituições e dos meios de comunicação social. Esta segunda edição do Fórum será bilingue, intercultural e intergeracional, animada com Exposições, Conferências, uma Mostra do Jovem Cinema Português, o 1° Parlamento dos Jovens Portugueses da Suíça, mas também com diversos momentos de confraternização e de animação musical.
O conjunto das iniciativas realiza-se de 25 a 28 de abril, tem os patrocínios do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, da Embaixada e dos Consulados de Portugal na Suíça, dos Municípios de Renens e Prilly, assim como de várias associações e entidades privadas. O Fórum conta ainda com a colaboração da Coordenação do Ensino de Português na Suíça e da Gazeta Lusófona e envolve um Grupo de trabalho de cerca de 30 associativistas benévolos, reunidos num tributo, certamente modesto, mas sempre bem-vindo, aos valores mais altos da Revolução dos Cravos. As entradas serão livres.
Programa: uma intenção, quatro dias festivos, cinco eventos
A intenção do programa pode ser resumida numa frase simples. Trata-se de tornar o passado presente para tentar definir perspetivas para o futuro. O 25 de Abril é o momento mais marcante da nossa história contemporânea. Relembrar Abril será sempre pensar o futuro. Abril abriu um horizonte de possibilidades ao povo português. Relembrar o 25 de Abril será sempre partir da ideia que o país que recebemos em herança das gerações que nos precederam não é perfeito e que podemos aprofundar a democracia, caminhar para mais justiça social, dando assim um sentido muito prático à liberdade conquistada.
Celebraremos orgulhosamente, na Suíça também, os 50 anos da Revolução de Abril abrindo as portas de quatro dias festivos aos portugueses, mas também a todas as componentes de uma sociedade suíça marcada pela multiculturalidade.
O primeiro dos cinco eventos intitulado “Encontros de ilustração”, oferecerá aos artistas portugueses, suíços ou de outras nacionalidades a possibilidade de utilizarem as artes da ilustração para exprimirem livremente as suas emoções, pensamentos e convicções criativas. A exposição dos trabalhos selecionados a inaugurar no dia 25 de Abril no espaço de exposição da “Ferme des Tilleuls” em Renens colhe assim, de maneira simbólica, um dos significados mais profundos da Revolução dos Cravos: a liberdade de expressão.
O segundo dia de festividades, designado “Conferência e Sarau musical” realiza-se na sexta-feira dia 26 de abril. É um encontro reflexivo e festivo da comunidade portuguesa com os habitantes de Prilly lembrando o legado da Revolução dos Cravos e os desafios da democracia portuguesa através nomeadamente, de uma Conferência dada pela professora Nazaré Torrão, sobre o tema: “A Revolução dos Cravos: memórias e construção da imagem de um país”. Os alunos das escolas de língua e cultura portuguesa de Prilly e Bussigny interpretarão várias canções portuguesa. A festa seguirá depois ao ritmo da concertina e do fado e fechará com um concerto de música tradicional. A exposição de cartazes alusivos ao 25 de abril é uma visita às memórias do 25 de Abril.
O terceiro dia será dedicado a uma “Mostra do Jovem Cinema Português” Cinco jovens cineastas, premiados em diversos festivais internacionais oferecem 5 filmes à democracia portuguesa! Os filmes selecionados pela equipa de projeto, põem em evidência dimensões por vezes ocultas de uma democracia ainda a aperfeiçoar pela abertura de novos possíveis. Um debate animado por Mário Augusto, conhecidíssimo jornalista e crítico de cinema da RTP seguirá a apresentação dos filmes. Uma sessão de cinema (desenhos animados) para os mais pequeninos, seguida de um atelier de pintura e de trabalhos manuais alusivos aos filmes e uma pequena merenda terão lugar numa sala adjacente.
O último dia festivo, Domingo 28 de abril, será o “Momento de relembrar as Canções de Abril”. A jornada reunirá todos os participantes na Sala de Espetáculos de Renens à volta de um almoço-volante de confraternização, de partilha de ideias e projetos, talvez já com os olhos postos no 3.° Fórum Português da Suíça. Um testemunho da Revolução 25 de Abril em fotografias comentadas pelo seu meritíssimo autor, Adelino Gomes, jornalista na Revolução abrirá para uma tarde musical. A Revolução dos Cravos começou com música. É também com música que se encerra a Comemoração do 25 de Abril. Durante a tarde a festa seguirá em música deixando-nos talvez mais leves e, quem sabe, mais livres quando ouvirmos a Banda da Revolução cantar as canções emblemáticas do 25 de Abril. A celebração festiva do 50.° aniversário valorizará também a produção e a diversidade cultural hoje patente na comunidade portuguesa. Estão elencadas várias presenças. O resultado esperado será uma tarde convivial, lúdica e alegre, onde as modalidades de expressão artística e as gerações serão desafiadas à confrontação num diálogo festivo.
Enfim, um evento, o 1.° Parlamento dos Jovens portuguesas da Suíça, será dividido pelos dois últimos dias festivos. O Parlamento tem por base o diálogo e a partilha de experiências realizadas no âmbito do projeto Cidadania ParticipAtiva implementado pela Coordenação do Ensino Português na Suíça. Os trabalhos criativos em sala de aula no domínio da expressão plástica, dos alunos entre 7.º e 12.º anos serão apresentados e comentados em Exposição a inaugurar no Sábado, 27 de abril, pelo fim da manhã, na Sala de Espetáculos de Renens e que tem como tema “Todos diferentes, todos iguais”. Os alunos entre 13 e 18 anos, reunir-se-ão em Parlamento dos Jovens durante a manhã do Domingo, 28 de abril e apresentarão ao público propostas de recomendação subordinadas ao tema “Liberdades individuais responsabilidade coletiva” a enviar às autoridades competentes. Este último dia de festa será também o momento apropriado para convidar e agradecer todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização dos diferentes eventos.
25 de abril, Renens
Espaço de exposição e criação
(Rue de Lausanne 52, 1020 Renens)
Encontros de ilustração
– Revolução dos Cravos
18h30 – Abertura.
19h00 – Inauguração – Vernissage:
› Jean-François Clément, Syndic de Renens, Presidente da Câmara Municipal de Renens;
› Marianne Huguenin, Presidente do Conselho
de Fundação;
› Júlio Vilela, Embaixador de Portugal em Berna;
› Myriam Romano, Presidente da Association
des Amis de la Ferme des Tilleuls.
19h15 – Divulgação dos(as) laureados(as).
– Hélia Aluai, Comissária.
19h30 – Intermédio musical: canções de Abril.
› Flávio Soares, acompanhado à guitarra, Jorge Caria.
19h45 – Aperitivo – Paladares Portugueses
› Música de intervenção.
21h00 – Fecho.
Nota: Visita guiada para quem desejar, Ferme des Tilleuls organiza uma “Visita guiada da exposição Checkpoint 2 “às 17h, no local.
Registe-se em: lfdt@fermedestilleuls.ch
26 de abril, Prilly
Grande salle de Prilly
(Rua des Flumeaux 2, Prilly)
Conferência – Sarau Musical
18h30 – Abertura.
› Ihsan Kurt, Conselheiro municipal;
› Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça;
› Maria Leonor Esteves, Cônsul de Portugal, Genebra.
18h45 – Conferência: A Revolução dos Cravos: memórias e construção da imagem de um país, Nazaré Torrão, Universidade de Genebra, com músicas populares interpretadas por alunos das aulas de língua e cultura portuguesa de Prilly e Bussigny.
19h20 – Suíça-Portugal: olhares cruzados.
› Apresentação da obra “Perspectivas Suíças sobre a Revolução dos Cravos” do seu autor, Reto Monica.
› Interlúdio musical com a concertina portuguesa: Alexandra Alves Botelho.
19h35 – Memórias vivas: o poder de transmissão intergeracional.
› Charlotte Frossard, autor e jornalista.
20h00 – Sarau musical.
› Concerto de Fado: Salomé Oliveira, Nuno Tomás e Paco da Silva.
› Concerto de música tradicional portuguesa, Novo Som Duo.
Exposição de cartazes “25 de Abril escrito nas paredes”. Venda e autógrafos de livros dos autores presentes. Bar de bebidas e catering português: experiência oferecida por Casa dos Frangos – Gland. Informações: serviço de cultura e integração, 021 622 74 40, sci@prilly.ch, www.prilly.ch ou forumportugues.ch
27 de abril, Renens
Sala de Espetáculos de Renens,
(Rua de Lausanne 37, 1020 Renens)
Mostra do Jovem Cinema Português
12h00 – Abertura.
› Mostra dos pequeninos, em desenho. Exposição comentada de desenhos sobre o tema “Todos diferentes, todos iguais”, com a colaboração da Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro – EPE-Suíça.
› Aperitivo seguido de abertura da Oficina de Cinema, Desenho & DIY para os mais pequenos, com a colaboração da associação Bulle d’air e do Forum des Associations de Renens (FAR).
14h00 – Mostra Cinema Jovem Português. › Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça;
› Maria Leonor Esteves, Cônsul de Portugal, Genebra
› Autores – João Salaviza, Erika Nieva da Cunha, Leonor Teles, José Miguel Ribeiro e Basil Da Cunha.
14h30 – Maria Cobra Preta, 2019, 26m, Erika Nieva da Cunha, ficção.
15h00 – Balada de um Batráquio, 2016, 11m, Leonor Teles, documentário.
15h15 – Russa, 2018, 20m, João Salaviza, ficção.
15h45 – Estilhaços, 2016, 18m, José Miguel Ribeiro, Animação.
16h15 – 2720, 2023, 24m, Basil da Cunha, ficção.
16h00 – Debate moderado por Mário Augusto, jornalista e crítico de cinema, Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
Filmes com legendas em francês/debate bilíngue.
17h00 – Fecho.
Bar de bebidas e catering português a partir das 10h/aperitivo (12h30) mediante inscrição obrigatória. Informações e inscrições: https://forumportugues.ch
28 de abril, Renens
Sala de Espetáculos de Renens,
(Rua de Lausanne 37, 1020 Renens)
– Canções de Abril
– 1.º Parlamento Jovens Portugueses
9h00 – 12h30 – 1.° Parlamento dos Jovens Portugueses da Suíça.
› Alunos do 7.º ao 12.º ano participam num debate público explorando o tema “Liberdades individuais, responsabilidade colectiva”.
› Abertura: Ana Caldeira;
› Jean-François Clément, Presidente do Município de Renens;
› Maria Leonor Esteves, Cônsul de Portugal, Genebra;
› Maria de Lurdes Santos Gonçalves, Coordenadora EPE-Suíça;
› Alexandre Gouveia, Fórum Português de Suíça.
12h30 – Almoço-Volante*.
13h30 – Momento de Canções de Abril.
› O 25 de Abril em imagens
por Adelino Gomes, Jornalista na Revolução.
› Banda da Revolução – Canções de Abril.
› Rancho Folclórico “Os Minhotos”;
› EPE-Coral dos professores.
› Fado com Salomé Oliveira, guitarristas Paco da Silva e Nuno Tomás;
› Concertinas de Portugal.
› Rap Music, Ducki.
– Pop Music, Pami.
– Orquestra Back to The 80’S.
13h30 – Fecho.
* Inscrição obrigatória. Bar de bebidas e catering português a partir das 9h. Informações e inscrições: https://forumportugues.ch ou tel. 076 425 62 50.