› Lurdes Gonçalves
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a CEPE Suíça participou no VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português Língua de Herança (SEPOLH), realizado na Universidade de Aveiro, em Portugal.
O SEPOLH é um evento bienal, composto por conferências, comunicações, workshops, simpósios e mesas-redondas.
O objetivo geral é promover a partilha de experiências e conhecimento científico entre professores, formadores de professores e investigadores e proporcionar momentos de intercâmbio de teorias e práticas. Este evento circula pelos países da Europa e, pela primeira vez, foi acolhido em Portugal, tendo já sido realizado em Genebra em 2017. O próximo, em 2025, realizar-se-á na Bélgica.
A VI edição deste simpósio teve como mote “Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação”. A contribuição da CEPE Suíça intitulada “Inside Out: performances transformativas da CEPE Suíça” deu a conhecer as práticas e o conhecimento construído no âmbito da formação contínua. Foi apresentada a estratégia que tem vindo a ser seguida na formação de professores, bem como o seu modo de implementação. O diálogo tanto com os professores, como com o contexto suíço e a colaboração com investigadores de variadas áreas científicas foi sublinhado como essencial para a promoção de formação sustentadora de um ensino de qualidade.
Também os professores da CEPE Suíça partilharam as suas reflexões e práticas. Sónia Melo referiu-se à importância do desenvolvimento da competência intercultural com a comunicação “Estar na sua própria língua como um estrangeiro – a (des)construção de cidadãos interculturais nas aulas PLH”.
Paula Rodrigues e Rute Venâncio apresentaram “Portugal em 7 cores”, referindo-se ao projeto para a promoção da identidade cultural e da pluriliteracia, que assenta numa gestão do currículo ao encontro dos interesses dos alunos, privilegiando o diálogo de culturas, nomeadamente as culturas de expressão portuguesa e a suíça.
Também vários professores do EPE Suíça se deslocaram a Aveiro, reforçando a nossa participação ativa e empenhada na promoção da língua portuguesa, contribuindo, desta forma, para o prestígio e notoriedade do Camões I.P.
A CEPE Suíça tem vindo crescentemente a envolver-se em projetos de investigação, em colaboração ou pareceria com outras CEPE e instituições, tanto suíças como portuguesas, por exemplo: “Mediação no Ensino de Língua de Herança” (unidades didáticas para desenvolver a competência de mediação na comunicação intercultural); “Crescer bilingue na Suíça. Sobre a importância de usar a língua portuguesa no seio familiar” (sobre o desenvolvimento da competência linguística na língua de escolarização e em português); “Espaços Educativos Multilingues” (implementação de aulas em parceria com professores do ensino regular suíço e investigadores para a exploração de paisagens linguísticas e sonoras).
Aceitar novos desafios, participar em novos projetos e interagir com os outros têm sido as traves mestras da ação da CEPE Suíça. O trabalho colaborativo é uma mais-valia para todos os participantes, servindo de inspiração para melhorar o saber e o ser profissionais. A participação nestes projetos de investigação permite aprofundar a consciência da importância do Ensino de Língua de Herança e a capacidade de cada docente contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais dos alunos. Permite também repensar o papel dos professores enquanto atores educativos e construtores de conhecimento profissional, expandindo o respetivo espaço de ação para além da sala de aula, nomeadamente para espaços de partilha, de formação e de discussão científica.